Berklee Blogs

First-hand accounts of the Berklee experience

Uma Lição em Música Urbana (A Lesson in Urban Music)

Nesta segunda-feira, dia 4 de outubro, tive a chance de assistir a uma apresentação chamada O Negócio do Hip-Hop; Um Simpósio da Música Urbana que se propôs a analisar o estilo de uma maneira empreendedora e profissional. Com uma mesa composta apenas por grandes nomes como Ryan Leslie, Leonard LB Brooks e com um show de abertura do Conjunto de Hip-Hop que faz homenagem à musica do recentemente falecido J Dilla, a noite comecou em grande estilo.

Depois da incrível abertura feita pelo grupo de alunos da Berklee foi iniciada a discussão. Cada participante foi chamado pessoalmente recebendo uma pequena introdução destacando suas realizações na indústria musical. A mesa foi composta por:

Ryan Leslie; CEO (chefe administrativo) da Next Selection; renomado produtor musical.
Ed Woods; Advogado; Vice Presidente Executivo da Black Music Emeritues, Casablanca Records.
Francesca Spero; Vice Presidente de Gestão e Publicação Emerita na Bad Boy; Compositora, Produtora, Supervisora Musical.
Joi Pitts; Chefe da Urban Marketing/Brand Partnership, Atlantic Records.
Leonard LB Brooks: Sênior Vice Presidente/ Chefe da Urban Music, EMI.
Sharon Heyward: Presidente emerita e Sênior Vice Presidente da Perspective Records, Virgin Records.

A primeira observação feita por quase todos os membros da mesa foi que a Berklee com toda sua estrutura, professores e alunos é uma fonte inesgotável de experiência musical que deve ser aproveitada ao máximo. Palestrantes e oradores convidados sempre enfatizam quão importante o Networking é.

Um dos convidados que mais me chamou atenção foi Ryan Leslie e sua visão inovadora de como divulgar o seu próprio material. Ryan acredita que o músico ou qualquer aspirante a uma carreira em entretenimento deve utilizar a internet e as redes sociais online ao máximo de seu potencial. Expor o seu trabalho em sites como Youtube e Facebook cria uma oportunidade para o artista ter resposta imediata de um alto número de pessoas. Ryan preza bastante a popularidade nestas redes sociais como o número de amigos no Facebook, seguidores no Twitter e hits no Youtube, tendo recentemente fechado contrato com Mia Star exclusivamente devido a seu grande numero de fãs no site.

A dica foi dada, agora é uma mera questão de  colocá-la em pratica portanto eu darei o primeiro passo. Abaixo segue o link para a página da banda que faço parte em Boston. Espero que aproveitem!

Previous

Julian Lage Clinic

Next

What to Do When the Unexpected Happens – Arielle Schwalm, Intern

1 Comment

  1. Uma visão muito importante do que acredito ser o futuro da música. O modo de como vamos divulgar o nosso trabalho, sendo ele um fruto tão importante para todos nós. O que também acredito ser bacana, já que isso estimula um aprendizado do “Music Business”. Parabéns ao meu irmão e amigo André Vasconcelos pela iniciativa!

Leave a Reply

Copyright © 2017 Berklee College of Music