Hoje vou escrever sobre a décima-quinta semana de cada semestre que começou nesta segunda dia 13 de Dezembro. Esta semana é a última de cada período, e é nela em que ocorrem a maioria das nossas provas finais, cruiciais para a definição da nota final em cada curso.

Também nesta semana, acontecem as audições para ensembles,exames departamentais (proficiencies) e o prazo final para todos os projetos.

Dia após dia em dezembro, a temperatura cai , a ansiedade dos alunos aumenta e o tempo parece correr mais rápido. Técnicamente,
a semana de finais é dividida entre as semanas #14 e a #15. Na #14 os alunos tem a última aula de seus ensembles e labs instrumentais, tendo suas respectivas provas finais naqueles dias.

Cada aluno possui uma distribuição diferente de provas finais entre essas semanas, pois os cursos da Berklee são bastante diferentes portanto um aluno de Film Scoring provavelmente não terá muitos exames na semana #14 mas terá vários projetos para entregar na semana seguinte, enquanto um aluno de Performance ( o meu caso ), possui as duas semanas com uma quantia similar de provas e compromissos como recitais, júris e audições.

Sendo este meu 4o semestre eu já posso dizer que tenho uma experiência boa com a semana das provas finais. Elas são sempre exaustivas mas terminam bem. Quando comunico com minha familia e amigos no Brasil, sempre penso no contraste entre os climas dos dois países.

Nesta data ,em dezembro, Boston fica irritamentente fria, temos que vestir agasalhos pesados, cachecois, tocas e luvas. Minha guitarra sempre desafina quando a carrego pelas ruas geladas.

Boston Commons no final de dezembro; neve e luzes de Natal, todas as pessoas dentro de suas casas escondendo do frio.

Já no Brasil, mais especificamente em Belo Horizonte, minha cidade natal, a temperatura está muito alta. Isso me faz querer voltar para casa mais rápido ainda. Eu vivo minha vida tanto em Minas Gerais como em Massachusetts e viajo bem perto do dia de Natal.

Quando o semestre termina minha paisagem muda, vai de uma cidade decorada com luzes natalinas embaixo de neve para uma sob um sol escaldante,é uma mudança brusca mas interessante.

Belo Horizonte no Natal; Arvores verdejantes e pessoas passeando ao ar livre sem qualquer roupa de frio.

Uma das maiores vantagens de estudar na Berklee é, obviamente, a possibilidade de interagir e trabalhar com pessoas de diversas partes do mundo e poder aprofundar esta relação no futuro.

Ano que vem eu estou planejando uma viagem para a Europa para trabalhar com um baterista amigo meu que mora na Itália e tambem pretendo fazer uma tour pela Alemanha com minha banda Nature in the City que estará lançando seu primeiro cd por volta de Abril de 2011. Ter a possibilidade de conhecer o mundo fazendo o que eu mais gosto de fazer é uma das razões pelo qual todo o esforço e o estudo valem a pena.