Berklee Blogs

First-hand accounts of the Berklee experience

First week! (Primeira Semana de aulas!)

Enfim chego ao final da minha primeira semana do semestre da Fall (Outono) de 2011. Decidi escrever sobre isso por esta semana ser muito importante para o decorrer de um semestre produtivo.

A primeira semana é também conhecida como o “add/drop period” ou seja, o período em que o estudante pode adicionar ou remover aulas de sua grade. Abaixo se encontra uma foto tirada do meu campus cruiser com a minha grade de aulas!

Este é o meu quinto semestre na Berklee e a primeira vez que terei algumas aulas específicas do meu curso, Performance. Começando de cima para baixo as aulas são:

-Recital Workshop: Performance Majors: Uma aula específica do curso de Performance. Esta aula esta ligada com a instrução particular e e voltada para a arte da performance em si. O professor leciona sobre técnicas de execução, apresentação e repertório. O professor dessa classe é o coordenador do departamento de guitarra Larry Baione.

The Music of Pat Metheny: Esta aula é um ensemble, lecionada pelo professor Winston Maccow e basicamente consiste em um grupo relativamente grande de alunos dedicados a aprender e executar música escrita pela lenda da guitarra e do jazz Pat Metheny. Esta é uma aula de nível avançado, apenas alunos com rating geral de 6 ou mais podem se increver, o material utilizado e complicado mas ao mesmo tempo muito interessante, uma excelente oportunidade para crescimento musical em várias áreas.

Conducting 2: Esta é uma das aulas comuns a todos os cursos da escola. A matéria é classificada como “Traditional Studies” (Estudos Tradicionais). Conducting visa lecionar os alunos como conduzir em varios padroes diferentes, em vários estilos e subdivisões de tempo.

-Tonal Harmony and Composition 2: Outra matéria que faz parte dos Estudos Tradicionais portanto é obrigatória para todos os alunos da Berklee. Tonal Harmony and Composition 2 é a continuação dos estudos de harmonia tradicional, regras de condução de vozes, técnicas de análise e composição de material original fazem parte do currículo da classe.

-History of Nazi Germany: A Berklee requer que todos os graduandos completem 6 créditos em cursos de História. A escola oferece uma pletora de opções diferentes a ser escolhida a critério do aluno. A minha escolha foi a história da Alemanha Nazista.

-The Music of Joe Henderson: Outro ensemble que irei cursar este semestre. O professor Bruce Saunders leciona uma aula inteiramente voltada ao aprendizado e execução da musica do gigante do jazz Joe Henderson. Esta aula também e avançada e requer um rating geral de 7 dos seus alunos sendo a exigência de rating mais alta da escola.

-Harmonic Considerations in Improvisation 1: Esta aula voltada primariamente mas nao exclusivamente para alunos de Performance consiste em analise de recursos e técnicas utilizadas para a improvisação. Atraves do estudo de transcrições e consolidação de conceitos rítmicos e harmônicos como poliritmos, escalas, relocação rítmica e outros, a aula ajuda os alunos a aprimorar sua improvisação em muitos níveis.

-Private Instruction – Guitar: Aula particular de guitarra. A partir do terceiro semestre alunos de Performance passam a ter 1 hora de aula particular ao invés de meia hora. A partir do quinto semestre os estudantes podem escolher dividir esta hora em duas aulas de meia hora com professores diferentes. Sendo este o meu quinto semestre a minha escolha foi ter dois professores diferentes. Para esta parte da aula escolhi Mark White.

-Recital Preparation – Guitar: Aula específica de Performance. Esta é a segunda meia hora da instrução particular, o professor se chama John Baboian.

-Advanced Guitar Performance – Advanced Guitar: Aula voltada a um pequeno numero de guitarristas aprovados pelo coordenador do departamento de guitarra com o professor Mick Goodrick. Esta é uma aula de 2 horas voltada ao estudo da improvisação no jazz. Mick é um dos professores mais cogitados e renomados da faculdade e sua aula e cotada como uma das mais importantes experiências acadêmicas na Berklee.


Previous

Photo Blog: Ben Folds, Amanda Palmer, Neil Gaiman, and Damian Kulash Perform as 8in8

Next

Live From Monterey: Four Lessons from Monterey

2 Comments

  1. Tamara

    Adorei o Post! Incrível tua grade, parece ser muito saborosa musicalmente. Achei super interessante o fato de alguns professores dar aulas voltadas à música de específicos músicos, com certeza irão ser aulas muito valiosas e de mui aprendizado.
    Boas aulas André, com certeza serão! 🙂

  2. André

    O post ficou ótimo, André! Parabéns! Fiquei super entusiasmado em ver mais um brasileiro na Berklee, pois meu sonho é ir estudar guitarra ai também! Boas aulas a você e aproveite essa oportunidade!

Leave a Reply

Copyright © 2017 Berklee College of Music