Berklee Blogs

First-hand accounts of the Berklee experience

Gary Burton at the Beantown Jazz Festival (Gary Burton no Beantown Jazz Festival)

Hoje irei escrever sobre o festival anual organizado pela Berklee chamado Beantown Jazz Festival. Este evento consiste em várias apresentações em diversos palcos diferentes. Grupos como o P-Funk ensamble, The New Gary Burton Quartet, Terri Lyne Carrington e o Global Jazz Institute são apenas alguns exemplos de shows que ocorrem nesta inesquecível tarde na Columbus Avenue em Boston, Massachusetts!

De todos os shows que fazem parte do programa do festival escolhi escrever sobre o fechamento do festival. O renomado vibrafonista Gary Burton trouxe seu novo grupo “The New Gary Burton Quartet” para o Berklee Performance Center. Esta é a segunda apresentação de Gary Burton que eu tive o prazer de assistir. Este show seguiu o mesmo formato de sua apresentação no ano passado, com um repertório composto de peças originais dos membros do grupo e de famosos standards de jazz.
Dos membros do quarteto de Gary Burton, apenas o baixista Scott Colley não estudou na Berklee. Gary estudou na escola de 1960 a 1961 retornando em 1971 para se juntar ao corpo docente. Ele foi professor por alguns anos antes de se tornar reitor e finalmente vice presidente executivo em sua ultima decada na
faculdade.
Scott Colley é o baixista do grupo. Tendo tocado em bandas lideradas por Herbie Hancock, Jim Hall, Michael Brecker, Pat Metheny e muitos outros nomes, Scott é um artista veterano tendo iniciado seus estudos no baixo com apenas 11 anos de idade. O baixista teve sua formaçao musical no aclamado California Institute of Arts onde ele foi recipiente de uma bolsa integral.
Antonio Sanchez, graduado na Berklee é o baterista do quarteto. Antonio começou a tocar bateria com apenas 5 anos de idade e ja participava de shows profissionais com 10 anos de idade. Antonio recebeu um diploma em Piano pelo National Conservatory em 1993 então se mudou para Boston para cursar Jazz Composition na Berklee College of Music onde se graduou Magna Cum Laude. Antonio já participou de projetos com Chick Corea, Chris Potter, David Sanchez e é o baterista titular do Pat Metheny Group.
Julian Lage, o mais jovem membro do grupo tem apenas 23 anos de idade. Julian foi descoberto por Gary Burton quando o mesmo ouviu uma gravação do guitarrista quando ele tinha apenas 14 anos de idade. Desde este momento Gary o apadrinhou musicalmente e trabalhou com Julian constantemente.
Mesmo estando cercado de músicos veteranos Julian se destacou no show sendo aplaudido de pe varias vezes por um auditório lotado de estudantes de música. Julian Lage já tem dois albums de música original gravados, um deles tendo recebido uma indicação ao Grammy.
Este show foi o perfeito fechamento para o Beantown Jazz Festival. Mais uma vez a Berklee mostrou que é capaz de se superar anualmente no planejamento deste evento. Agora é só esperar 2012!

Previous

Virtual Site Visit: 4:12 Productions

Next

Virtual Site Visit: PressPass TV

1 Comment

  1. André

    Muito interessante esse festival, ainda mais com a participação do grande Gary Burton e seu quarteto, o qual eu desconheceia, mas parece estar com ótimos músicos. O show deve ser realmente ótimo de se ver. Valeu André, e ótimo post!

Leave a Reply

Copyright © 2017 Berklee College of Music