Bloggers_VinVinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is a Brazilian guitarist and composer. 

Bom, meus amigos, hoje venho falar sobre uma aula que estou tendo neste semestre que estou achando absolutamente importante e divertida. Na verdade é um Lab de guitarra, e se chama Polyrhythms For Guitar (ILGT-269-001). Quem dá esta aula é o professor Bret Wilmott, autor do livro usado na aula de Guitarmony da Berklee também. 

Falando um pouco sobre o professor. O Bret é um professor incrível. Seu método de ensino funciona tão bem pois ele estimula os alunos a aprender e a tocarem juntos nesta aula. Foi aluno da Berklee e da California State University. Teve aulas particulares com alguns dos gigantes da guitarra, como Mick Goodrick, Gary Burton e Pat Metheny. Além disso, teve participação especial em discos de artistas como Dan Gottlieb, Mike Stern e Bob Moses.

Esta aula pode interessar a muitos guitarristas que querem aprender novas técnicas e maneiras interessantes de “comping”. Por exemplo, eis que uma banda de jazz está tocando um tema em 4/4, acentuação nos beats 2 e 4 como de costume. Eis que entra o solista e começa a improvisar sobre a progressão de acordes. Para quem está acompanhando (fazendo o “comping”), a obrigação é de não interferir melodicamente ou ritmicamente no solo do companheiro, e criar um ritmo interessante que não se destaque demasiadamente. Na aula, Bret nos passa inúmeras progressões de Blues, Jazz e Samba, onde nós experimentamos tocar os acordes em 3/4 sobreposto no 4/4. Neste universo, chamas este ritmo de 3:4 (three over four). Vários exemplos e aplicações deste ritmo são demonstrados, e cada exemplo usa um diferente tipo de agrupamento para o valor de cada acorde.

Pode parecer complicado com as palavras, mas na verdade é algo intuitivo. Se vocês ouviram a introdução da música Eulogy da banda Tool, há um exemplo perfeito disto. A partir dos 16 segundos, ouve-se um elemento de percussão tocando colcheias pontuadas em cima de 4/4. Cada colcheia pontuada equivale a 3/16. Em um compasso de 4/4 temos 16 semicolcheias (16/16). Isto é tambem chamado de Rhythm Displacement, onde o downbeat muda de lugar a cada compasso, encontrando-se no downbeat do primeiro beat a cada 3 compassos. Com tanta matemática parece ser muito dificil, porém não é algo de outro mundo.

Aconselho esta aula para todos os guitarristas. Esta matéria é uma ótima ferramenta de inspiração para compor e rearranjar standards de jazz e outras músicas utilizando polirritmia.

Vinicius Sa

Vinicius Sa

Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring. Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese language since January, 2014.
Vinicius Sa