Berklee 2014 Commencement

Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is a Brazilian guitarist and composer. 

No dia 9 de maio, esta sexta-feira, deu-se início a primeira parte da celebração da formatura dos graduandos deste ano. Não pude ir a este evento, porém assisti à transmissão ao vivo que estava disponível no site da Berklee.

A turma de 2014 incluiu estudantes estrangeiros de 66 países, representando 32% desta turma. O maior número de graduados de fora dos Estados Unidos eram da Coréia do Sul e Canadá. Estudantes de lugares tão distantes como Gana, Moçambique, Japão, Rússia e Filipinas estão entre os finalistas. Estudantes americanos eram de 45 estados. Os três principais “majors” eram Professional Music, Music Business e Performance. Voz, guitarra e piano foram os três instrumentos mais comuns entre os graduados. A turma deste ano contou com mais de 900 alunos e a cerimônia aconteceu no Agganis Arena.

O concerto anual no Agganis Arena contou com alguns dos alunos mais talentosos da faculdade fazendo tributo aos homenageados da noite (Jimmy Page, Valerie Simpson, Geri Allen e Thara Memory) com suas apresentações. Três dos homenageados subiram ao palco durante o evento. Valerie Simpson subiu ao palco e cantou um de seus maiores hits “I’m Every Woman”. Memory se juntou aos estudantes para uma apresentação de algumas de suas músicas: “Blues for Warren” e “Black Spaniard”. Allen se juntou ao professor Terri Lyne Carrington em sua música “Our Lady”, e se juntou a Simpson para a música “I Don’t Need No Doctor”. De seu assento, Jimmy Page demonstrou grande satisfação e alegria após ouvir a apresentação de arranjos originais que os alunos fizeram de “Kashmir” e “The Ocean” e um medley que incluiu solos de guitarra e riffs de “How Many More Times”, “Heartbreaker”, “Dazed and Confused”, “Whole Lotta Love” e “Stairway to Heaven”.

Na manhã seguinte, no dia 10 de maio, houve a confraternização e entrega de diplomas, onde os alunos fazem a famosa caminhada cumprimentando os homenageados e recebem seus diplomas no final do grande corredor. Cada um dos homenageados apresentou seu discurso. Jimmy Page disse à platéia que ele “estava chocado com as performances de suas músicas no concerto da noite anterior”, e decidiu que o discurso que havia preparado era inútil. “Que espírito que há aqui!”, ele exclamou. “A música tem tanto poder em tantas níveis. Para estar em condições de fazer a coisa que vocês fazem melhor, que é fazer música, e trazendo alegria e prazer para as outras pessoas, não pode ser muito melhor do que isso. Quero passar isso para todos vocês. Parabéns com seus graus e muito sucesso no futuro.”

Geri Allen em seu discurso também disse que ficou emocionado com o concerto. “Ontem à noite foi apenas uma revelação. Ouvir a diversidade, a autoridade, a paixão, o amor, as músicas – eu simplesmente fui tocada”.

“Vocês são todos parte de um legado incrível e de grande alcance”, acrescentou Allen. “O que fazemos é um privilégio. A música é muito mais do que um emprego. Vocês têm a oportunidade de fazer o que vocês amam, e é o amor pela sua arte que vai sustentá-los através das mudanças inesperadas que virão. Ao embarcar em seus futuros brilhantes, lembrem-se sempre da paixão que vocês descobriram”.

A mensagem de Thara Memory para os alunos foi direta e afiada, um pedaço de sabedoria de um educador experiente. “Você não pode manter algo a menos que você entregá-lo. Comecem a se entregar assim que vocês sairem dessa porta. Ensaio todos os dias é a resposta. Se vocês ensaiarem todos os dias, vocês não tem nada para se preocupar”.

“Este é um dia tão feliz”, disse Valerie Simpson, ao receber seu doutorado honorário. “Estou extasiada. A música na noite passada encheu-me a tal ponto. Vocês me despertaram, vocês me mudaram. Eu estava pensando sobre o que o Sr. Memory disse: “sempre ensaiar”. Eu vou dar um passo adiante e dizer, “Mantenha-se em “performance mode”. “Este não é um ensaio mais. Vocês estão tocando o tempo todo. Dêem tudo de si. Vá a todo vapor. Estou tão orgulhosa de vocês. O futuro de vocês é tão brilhante. Continuem sempre assim!”

Mesmo não estando presente nestes dois dias de cerimônia, posso imaginar a alegria e o sorriso estampado na cara dos estudantes ao ouvirem estas palavras e terem esta oportunidade de ensino, aprendizado, contatos e tantos outros ensinamentos que a Berklee proporcionou. E também a honra de ter homenageados tão especiais para entregar os seus diplomas. Com certeza foi um momento muito emocionante para todos.

Larry Simpson, Linda Mason, Jimmy Page and Roger H. Brown

Berklee 2014 Commencement

Berklee 2014 Commencement

Jimmy Page at Berklee Commencement 2014

IMG_7046

Vinicius Sa

Vinicius Sa

Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring. Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese language since January, 2014.
Vinicius Sa