Berklee Blogs

First-hand accounts of the Berklee experience

student-experience

The Music Of The Beatles recital!

Vinicius Sa
Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is
a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring.

 

Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese
language since January, 2014.

Nesse post vim falar sobre o ensemble que estou tendo neste semestre e a nossa apresentação
em Dezembro. O ensemble se chama “The Music Of The Beatles” e é um “direct study
ensemble” ministrado pelo professor John Paul (“direct study ensemble” é um tipo de ensemble
que foca geralmente na música de um artista específico, e são criados pelos professores de
ensemble que recebem sugestões de alunos que querem tocar algum tipo de música que não
está listado nos ensembles tradicionais da Berklee).

Existem ensembles de artistas como: Radiohead, Herbie Hancock, Pat Martino, Rage Against The Machine, Led Zepellin, Bob Marley, entre outros. Este ensemble dos Beatles na verdade deixou de ser um direct study ensemble e se tornou parte dos ensembles tradicionais da Berklee, dentro da categoria “Ensemble-Rock”.

Neste ensemble, procuramos escolher as músicas dos Beatles que não são “clichês”, ou seja, canções que, mesmo famosas, não são aquelas que virão na mente das pessoas ao pensarem em Beatles. E então, trabalhamos em grupo para rearranjar as músicas, porém sem mudá-las totalmente. É importante manter a característica original da música, e até porque seria um pecado mudar tanto uma música dos Beatles ao ponto de estragá-la. O intuito é na verdade “modernizar” estas músicas sagradas.

A mistura de estilos que fazemos é interessante. Por exemplo, uma das canções que tocamos é “Get Back”. Começamos a música com o arranjo da versão de “Get Back” no álbum “Love”. Quando chegamos ao solo de teclado, mudamos o feel da música para “disco”. E por incrível que pareça, funciona totalmente. Deixamos “While My Guitar Gently Weeps” e “Strawberry Fields Forever” mais pesadas, entre outras músicas que mudamos.

Assim como acontece todo semestre, o professor do ensemble dá a oportunidade para os alunos se apresentarem na própria Berklee, em uma das salas dos prédios 1140, 160, 921 ou até no Red Room Cafe ou no Campus Dining Hall (prédio 160 Mass. Ave).

Nossa apresentação será no dia 11 de Dezembro, às 1:45pm, na sala 1W do Prédio 1140 Boylston Street. Iremos dividir o palco com outros dois ensembles incríveis. Um deles é dedicado inteiramente à performance do álbum “The Dark Side Of The Moon” do Pink Floyd, e o outro faz versões de músicas do Led Zepellin.

O nosso ensemble é formado por: John Barry (guitarra); John Paul (professor e baixista); Anthony Cantlin (bateria);Jordan Potash (teclado); Maya Erickson, Olivia Maria Laratta e Marco Castelluzzo (vocais); e eu na segunda guitarra. A apresentação será gravada em DVD, e talvez irá ser transmitida ao vivo online pelo site westream. Postarei o link assim que possível!

 

Vinicius Sa

Vinicius Sa

Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring. Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese language since January, 2014.
Vinicius Sa

Previous

バークリー説明会 in 東京 追加情報

Next

Music Business Seminar – Don Gorder on the US Music Industry’s Trudge to Modernization (Pre 1972 – 2014)

1 Comment

  1. Roberto Barros

    Top Vini, como sempre, super bem explicado e agora vamos aguardar o show!

Leave a Reply

Copyright © 2016 Berklee College of Music