Vinicius Sa
Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is
a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring.

 

Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese

language since January, 2014.


 

O verão é uma época muito produtiva no campus da Berklee. É quando acontece o famoso Five Week, curso de verão com duração de 5 semanas obviamente, onde o aplicante não precisa fazer audição ou entrevista para poder entrar. Acabei de perceber que um dos cursos que não é dado tanto foco é o Twelve Week, decidi explicar um pouco sobre esta opção de curso da Berklee.

O Twelve Week é basicamente estabelecido no mesmo formato do Five Week. O curso geralmente começa no final de Maio e é encerrado na metade do mês de Agosto. Nestas 12 semanas, são abrangidas as áreas principais do curso de 4 anos na Berklee (full time). Não é necessário passar pelo processo de audição e entrevistas requeridos para o curso normal. Porém é necessário ter tido no mínimo 2 anos de estudo de música, e familiaridade com notação musical e leitura de partitura, assim como aspectos básicos de percepção como harmonia, escalas maiores e menores, reconhecimento de intervalos melódicos, entre outros.

O programa de aulas é dividido em performance (aula particular do seu instrumento e prática de banda/ensemble) e estudos de música contemporânea (percepção/ear training, harmonia e arranjo, tecnologia/estudo de softwares de gravação). Logo no começo do programa é realizada a ESPA (Entering Student Placement Assessment), uma prova escrita na qual são testadas suas habilidades de teoria musical. Desta maneira, os professores saberão em que turma colocá-lo e em que nível você está.

Os alunos matriculados no Twelve Week tem direito a usufruir dos setores da Berklee, como o setor de aconselhamento de carreira (Career Development Center), as salas de ensaio e prática, Learning Center (espaço de laboratório de computadores equipados com controladores MIDI e diversos softwares de música), o Student Activities Center, biblioteca, descontos para shows no auditório e workshops de artistas que visitam a universidade.

Uma das experiências mais incríveis de estar no ambiente da Berklee é estar cercado por pessoas do mundo todo que vem para cá estudar. 35% do total de alunos da Berklee são internacionais, e cada um acaba trazendo um pouco de sua cultura para o local. Os contatos que você poderá fazer aqui são diversos, e também ter a oportunidade de tocar com estas pessoas e iniciar projetos musicais.

Os alunos internacionais precisam ter o visto de estudante F-1 e o formulário I-20. As instruções de como proceder com estes documentos podem ser encontradas neste link: https://www.berklee.edu/summer/registered-students/international

Para poder iniciar a aplicação para o Twelve Week, basta acessar este link e clicar na opção “Summer Programs”: https://apply.berklee.edu/program_selections

Vinicius Sa

Vinicius Sa

Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring. Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese language since January, 2014.
Vinicius Sa