Vinicius Sa Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring. Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese language since January, 2014.

No começo de 2013, eu havia decidido o que eu queria realmente estudar na Berklee. No começo dos estudos, surgiam muitas dúvidas sobre qual “major” eu deveria escolher, até que então algo me chamou muito a atenção: trilha sonora. Ou seja, declarei o meu major desde então como “Film Scoring”, sendo algo que já havia estudado um pouco sobre quando estava no Brasil, não necessariamente só trilhas para filme, mas também para propaganda, TV, entre outros.

E não me arrependi. Desde aquela época, o curso tem me impressionado muito. O estudo sobre composição para cinema abriu a minha mente para explorar a música orquestral da era clássica, até as técnicas mais contemporâneas do mundo áudio-visual. As aulas deste curso são bem espalhadas dentro destes 4 anos, tendo o foco inicial o aprendizado teórico para depois, então, incentivar os alunos a viverem a parte prática do dia-a-dia desta profissão.

Talvez a aula que mais nos “força” a compor música para filmes é a disciplina “Dramatic Scoring”. Uma das aulas de qual estou tirando o maior proveito, ela realmente se traduz no sentido literal da palavra: “Dramatic” retratando a habilidade de escrever música que realça e traz uma certa emoção para a imagem, e “Scoring” significando o ato de “sonorizar” determinada cena.

Esta aula se divide em 3 partes, sendo uma em cada semestre. Em cada um deles, é estudado um tópico diferente, explorando um determinado tipo de composição, e para cada um deles, é dado aos alunos os arquivos “crus” da produção de um filme. Por exemplo, alguns dos projetos que tivemos que fazer incluíram o documentário “Blue Planet”, a animação “Os Incríveis” (Pixar), a comédia romântica “Life As We Know It”, os filmes “Crouching Tiger, Hidden Dragon” e “How To Train Your Dragon”.

Se você conhece estes filmes, sabe que os estilos são bem diversificados entre eles. Outro tópico abordado nesta aula é a instrumentação escolhida para criar uma determinada trilha. Junto com esta aula temos a aula chamada “Dramatic Orchestration”, na qual analisamos trilhas dos grandes compositores como John Williams, Hans Zimmer, Thomas Newman, James Horner, etc, e tambem aprendemos a COMO escrever para os instrumentos da orquestra. Esta é talvez a peça mais importante do conjunto todo, saber como os instrumentos tradicionais da orquestra funcionam, qual é o seu papel dentro da música e sua sonoridade. Os professores gostam de retratar a música como uma pintura, e no caso as cores desta pintura são os diferentes instrumentos da orquestra. Cada instrumento tem sua característica e traz diferentes “cores” para a peça, e assim como na pintura nunca são usadas todas as cores ao mesmo tempo, não se deve usar todos os instrumentos o tempo inteiro dentro de uma trilha. Esta analogia me ajudou muito, na época em que achava que iria conseguir impressionar os professores com uma trilha grandiosa, cheia de instrumentos tocando coisas diferentes. Mas na verdade, fica tudo uma bagunça, por logicamente falta de experiência em relação à orquestração.

Neste semestre, estou cursando a terceira parte, o “Dramatic Scoring 3”. Este semestre é dedicado inteiramente à animação “How To Train Your Dragon”, sendo o foco deste semestre compor músicas para mudanças drásticas de emoção, porém dentro da mesma cena. Desde o começo deste semestre, estávamos compondo duas músicas para esta cena do filme, sendo que a primeira acabava quando havia a drástica mudança no filme, e a segunda logo após isto acontecer. Ou seja, as duas músicas tinham que se conectar de alguma forma, sobrepondo-se uma sobre a outra, resultando em somente uma peça de música maior.

A parte mais incrível deste projeto foi a gravação. Para todos estes projetos de sonorização e composição, utilizamos instrumentos virtuais, porque obviamente não temos dinheiro nem condições de ter uma orquestra inteira a nossa disposição para poder tocar a nossa música. Fazemos tudo no computador, porém um dos requerimentos desta gravação era ter no entre 3 e 9 instrumentos gravados ao vivo. Ou seja, os instrumentos que você escolher gravar ao vivo vão substituir os já sequenciados virtualmente. No meu caso, chamei amigos para gravarem violino, flauta e clarinete. Não há muitas coisas mais emocionantes do que subir em um podium e ficar de frente aos músicos, e reger a sua mini-orquestra tocando a peça que escrevi.

Estas são algumas das minhas experiências incríveis com o meu aprendizado da Berklee. Assim como um dos meus professores falou uma vez: “Film Scoring is story telling”. O motivo maior da música que acompanha o filme é acompanhar a história que é retratada, realçando as emoções da atuação e enredo. Silêncio no filme também significado. Quando que é conveniente ter música no filme? Em que parte especificamente a música vai começar e onde vai acabar? A trilha sonora é a arte de fazer a música contar uma história.

Vinicius Sa

Vinicius Sa

Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring. Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese language since January, 2014.
Vinicius Sa