Vinicius SaVinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring.

Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese language since January, 2014.

Já até perdi a conta de quantas vezes o Snarky Puppy se apresentou no Berklee Performance Center. Desde meados de 2012, eles mantêm uma tradição de visitar Boston uma ou duas vezes por ano, todo ano. É nítido que todos nós, alunos da Berklee ou não, moradores de Boston somos público cativo deste grupo, sempre lotando o BPC e esgotando os ingressos em todas as apresentações do Snarky Puppy. E desta vez não foi diferente.

A última apresentação da banda aconteceu recentemente, no dia 17 de setembro, quinta-feira. Este evento contou com uma “banda de abertura”. As aspas utilizadas não são nenhum sinal de  desmerecimento, mas sim de ironia já que a banda de abertura foi o próprio Snarky Puppy. Eles acompanharam o vocalista e trompetista Philip Lassiter e suas canções originais, sendo assim o primeiro ato do evento.

Philip Lassiter é um arranjador e compositor que já trabalhou com uma vasta lista de artistas de grande porte. Além de projetos ganhadores de GRAMMY com Fred Hammond e Kirk Franklin, Lassiter é o principal trompetista e arranjador do grupo de 11 metais da banda do Prince. Já colaborou também com artistas como Al Jarreau, Kelly Rowland, Jill Scott, entre muitos outros. Sua apresentação ao lado do Snarky Puppy contou com composições originais e outros clássicos do funk americano. Além dos integrantes do Snarky Puppy, Philip também contou com 3 cantores de sua própria banda.

Após um breve intervalo, Snarky Puppy voltou para a sua própria apresentação. Nesta noite, a banda contou com a seguinte formação: Michael League (baixo), Bob Lanzetti (guitarra), Justin Stanton (trompete e teclado), Shaun Martin (teclado e órgão), Mike Maher e Jay Jennings (trompete), Nate Werth (percussão) e desta vez o baterista era uma cara nova na banda (pesquisei, pesquisei e pesquisei porém não conseguir achar seu nome). Liderado por Michael League, o Snarky Puppy é um daqueles grupos que não se encaixam em um estilo específico, mas talvez “Instrumental Fusion” seja um termo que chegue perto.

Michael League - Snarky Puppy live @ BPC

A musicalidade monstruosa e arranjos excelentes, além da perfeição ao executar as músicas, fizeram com que o público inteiro fosse a loucura. A casa estava lotada, e pude ver na expressão facial das pessoas a felicidade e admiração pela banda. Além da musicalidade e profissionalismo, é nítida a AMIZADE entre os integrantes da banda. É nítida a naturalidade entre eles, fazendo com que a apresentação flua de maneira inacreditável. Cada um destes integrantes contribui muito para o estilo único da banda, trazendo suas próprias influências na maneira de tocar.

Snarky Puppy Live @ BPC

Seu último trabalho é o álbum “Sylva (w/ Metropole Orkest), gravado na Holanda. Achei que o setlist desta noite seria recheado de músicas deste álbum. Porém o álbum inteiro conta com o uso intenso de arranjos orquestrais, ou seja, não é possível executar as músicas da mesma maneira. Para minha felicidade (e de outros também), Michael League anunciou no meio do show que esta turnê é uma oportunidade para revisitar músicas antigas. O setlist contou com diversas músicas dos álbuns “Tell Your Friends”, “GroundUP” e “We Like It Here”. Porém estas músicas “antigas” foram rearranjadas de maneira extremamente criativa. Esta é outra marca registrada da banda, nunca tocam as mesmas músicas da mesma maneira, ou seja, nunca é algo repetitivo. Já que esta noite contava com um ato de abertura, achei que a apresentação do Snarky Puppy seria curta. Provando o contrário, a banda tocou durante 1 hora e meia e então se despediram e sairam do palco. Obviamente todos estavam esperando um encore. Após 5 minutos, volta apenas Michael League e o baterista ao palco. Eis que recebemos uma surpresa: Michael convidou Steven Bailey e John Patitucci ao palco para fazer uma jam “baixo e bateria”. Para quem não conhece, estes são baixistas renomados do mundo da música. Steven Bailey é o diretor do departamento de baixo na Berklee, e John Patitucci é membro dos artistas em residência. Juntamente com Michael League, estes três monstros fizeram uma jam instrumental de 20 minutos incrível, contando com solos e improvisos de cada um. Uma verdadeira lição de música e privilégio ao vê-los.

Steven Bailey, John Patitucci and Michael League - Snarky Puppy live @ BPC

Após este momento, a banda inteira voltou e fecharam a noite com as músicas “What About Me?” e “Shofukan”, do penúltimo álbum “We Like It Here”, lançado no começo de 2014. Como sempre, me impressionaram muito.

Vinicius Sa

Vinicius Sa

Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring. Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese language since January, 2014.
Vinicius Sa