Berklee Blogs

First-hand accounts of the Berklee experience

Inscrição para a Berklee: A porta de entrada (Parte I)

Hoje irei discutir algo que me perguntam constantemente,o processo de inscrição para a Berklee College of Music. Eu sei quão confusas as coisas podem ficar quando lidamos com um website escrito todo em inglês. No meu caso tive que esperar 2 anos inteiros desde o momento que decidi vir pra Berklee até finalmente botar meus pés em Boston. Espero que este blog consiga deixar o processo mais claro caso você queira se juntar a nós aqui em Boston!

Começarei falando da minha história e de como eu fui de um aluno de Ciências Econômicas na UFMG para um bolsista da Berklee College of Music que faz blogs semanais sobre a escola. Tudo começou quando eu estava voltando do show do Dream Theater em São Paulo em dezembro de 2005. Sempre tive vontade de estudar música mas eu sabia que estudos eruditos não eram pra mim. Em meio as conversas no carro surgiu o assunto que a maioria dos integrantes do Dream Theater tinham estudado em uma faculdade de música nos Estados Unidos chamada Berklee e isso me deu a idéia de pesquisar mais sobre a instituição e de eventualmente tentar entrar nela via audição.

Alguns meses mais tarde tive a noticia de que tinha sido aceito na UFMG para o curso de Ciências Econômicas embora sempre mantive meus planos de vir estudar música em Boston. Quando aprofundei meu conhecimento sobre a Berklee vi que era realmente uma escola diferenciada, que não se limitava a alguns estilos e que era rica em estudantes internacionais ou seja, exatamente o que eu queria.

Para aqueles que desejam estudar na Berklee a primeira parada é o site da escola, especificamante na sessão Admissions e na sub-sessão Apply. Embaixo de Full-time Study estão as 3 opções de entrada que o estudante pode escolher. A Berklee funciona em 3 semestres letivos durante o ano sendo cada estudante deve cumprir pelo menos 2 ao ano.

O ano letivo começa em Setembro no Outono. A maior parte dos estudantes começam o curso neste semestre e é aí que temos a oportunidade de conhecer os diversos novos rostos de todos os cantos do mundo. Os outros dois semestres são a Primavera (Spring) e o Verão (Summer). Meu primeiro semestre foi a Primavera de 2009.

As datas a seguir foram tiradas do próprio site da Berklee:

A Berklee está aceitando inscrições para o semestre do Verão (Maio) de 2012. O semestre começa em Setembro sendo este o momento do ano em que entra a  maioria dos alunos na escola. Atualmente o prazo final para completar a inscrição é 1 de Dezembro. As audições para esse periodo ocorrem entre Agosto e Janeiro com as decisões sendo divulgadas ate o dia 1 de Março.

Após decidir qual a melhor data de entrada para a Berklee, o próximo passo e se preparar para a audição e para a entrevista.

Como parte de sua inscrição para a faculdade, você deve participar uma audição ao vivo e de uma entrevista. Todos os candidatos são automaticamente considerados para bolsas de estudo através deste processo. Você pode participar de uma audição, independentemente de ter concluído todas as etapas de sua inscrição. A Berklee prefere que os alunos participem de uma audição em Boston, no entanto, audições em outras várias partes do mundo também são uma possibildade.Embora a Berklee faça esforço para acomodar o seu local preferido, você pode ser agendado para um evento em Boston.

Na segunda parte eu irei entrar nos detalhes da minha audição e falarei um pouco sobre o visto F-1 de estudante necessário para morar nos Estados Unidos durante os anos do curso.

Previous

申請全過程第一步!托福!(First step of the Application, get your english prepared)

Next

拉丁爵士大樂隊音樂會-Latin Jazz Big Band at BPC

17 Comments

  1. Ed Barros

    Ola amigo Andre, me chamo ED BARROS, sou flautista e saxofonista. agradeço muito mesmo pelo blog, esta ajudando muita gente como eu.
    Mas a situaçao é a seguinte, eu e um amigo meu estamos nos praparando para ir para a Berklee, isso é fato, mas a ajuda que eu quero de voce é que me informe como faço pra ir direto pra boston, pois estavamos nos preparando para fazer o teste do Conservatorio Sousa Lima, mas ae agente teria q passar mais dois anos no brasil. E eu,sinceramente, nao queria isso. Gostaria que me ajudasse, e me falasse tambem sobre a questao de estadia ae, se eles dao alojamento, emprego, alimentção, etc. Tenho dois professores de Saxofone e improvisação, pois fiz um curso de improvisação com um saxofonista(BOB MESQUITA), que ja ganhou uma bolsa pelo Sousa Lima, mas decidiu ficar. E tambem, ja faço bacharelado em Saxofone com especialização em jazz, na UECE.Com o Saxofonista e Flautista, Marcio Resende, que inclusive é formado ae na Berklee, fez o conservatório no New England Conservatory of Music, e tem mestrado na Universidade de New York, mas apesar de ser isso tudo, digamos que eles nao se interessa muito em me ajudar,ele é meio medroso, quando vê um aluno crescendo muito rápido fica com medo de que o aluno “tipo” passe dele sabe, pois é. Então vou meter as caras e correr atrás disso, a unica coisa que ele me falou foi a respeito de dinheiro, ele falou q a berklee dá trabalho aos alunos e ajuda com instrumentos e alguns custos os alunos que se destacam.
    E posso lhe garantir que se tudo der certo e eu “com a sua ajuda” eu conseguir entrar, vou me destacar, e vou lhe ser grato pelo resto de minha vida.
    Tenho certeza que voce vai me ajudar, pois só pela atitude de voce fazer este blog ja percebi que voce é um cara humilde e que sabe como é dificil para um musico brasileiro chegar na berklee.
    Meu querido é isso, espero que possa me ajudar.
    Aguardo respostas, me mande por email:
    [email protected]
    esse é o link do meu myspace, dê uma olhada, leia o “SOBRE MIM”, e conheça mais um pouco de mim.
    http://www.myspace.com/550765333
    Andre, obrigado primeiramente pela atitude, segundo pela pasciencia comigo, e terceiro pela ajuda que eu sei que voce vai me dar.

    Obrigado e Deus te Abençoe.

    ED BARROS

  2. asolarvasconcelos

    Sim Ed, obrigado pelos comentários e elogios. A segunda parte do post sobre audição, bolsa e moradia ta vindo esta semana! O problema e que meu laptop acabou de estragar entao vou ter um atraso mas assim que tiver tudo de volta vou te mandar um e-mail com o que eu puder/conseguir te informar!

  3. Ed Barros

    Obrigadao mesmo…
    Boa sorte na tua jornada ae, um dia agente se encontra e tira um som por ae.
    abraço

  4. Fernando Alves

    Cara, tenho algumas duvidas, como faço pra participar dessa audiencia, tenho que pagar ? é que eu fiz a inscrição no site, mas parece que agora eu tenho que pagar, eu posso apenas chegar no conservetorio no dia da audiencio e participar ?

  5. Robson

    Olá amigo. Eu tbm estou com umas dúvidas, e pelo que eu li de vc, eu pude perceber que vc passou por isso, então lá vai. Eu passei no vestibular da Unifesp, mas dizem pra mim escolher a música, por ter um dom e tal. Faz bastante tempo que estudo bateria, e eu estou pensando em fazer uma faculdade(Música) e um dia ir a Berklee. Vc acha viável eu escolher a música?
    Grato pela anteção.
    Robson

  6. Alberto Botrel

    Prezado André,
    Meu nome é Alberto Botrel , sou de BH , e gostaria de ter algumas informações com relação a escola.
    Meu filho , Pedro , tem 16 anos e ja toca bateria a alguns anos.. ele faz aulas desde seus 5 anos de idade.
    Ele foi aluno do Daniel Botrel , baterista , formado em Percussão pela UFMG. E estuda na escola de musica de nome Minueto de propriedade do Daniel Botrel.
    O Pedro tem um sonho de estudar na Berklee . más como ele é muito novo , pensei na possibilidade de fazer um curso de curta duração para ter uma experiencia . Depois , se for o caso ele faria um curso de duração maior. Não sei se isso é possível. Em julho estamos indo a NY e gostaríamos de visitar a escola.
    Isso é possível ?? De qualquer forma , gostaria de obter de vc alguma direção quanto a isto.. Aguardo retorno. ( meu e-mail : [email protected]) pode me contactar via Facebook ( Alberto Botrel). Abraços

  7. Lucas Motta

    aonde eu encontro a segunda parte por favor ?

  8. Trevor Cheitlin

    Part two is located at https://berklee-blogs.com/?p=18506

  9. Fernando

    Good afternoon!
    Would you like to get all the information about the next class to study music? I am a musician, trombonist, arranger, and conductor, but wish to study more, so I need this information because I want to start on the first day of class this school starting next year.
    Sincerely,
    Fernando Tetzner.

  10. Justin Poon

    Hi Fernando,

    I think the best idea would be to contact Berklee Admissions. They have all the info you’ll need and more!

  11. GabrielaGarrio

    Ola, tudo bom?
    Eu estava procurando uma escola de musica, e vi a Berklee e me interessei, vi uns videos e fui procurar mais a respeito.
    Sou brasileira e queria saber como faço para me inscrever!
    Queria saber o que é preciso para conseguir me inscrever..
    Aguardo a resposta.. Obrigada :))

  12. felipe ferreira

    Muito util seu blog. To querendo fazer a audicao pra entrar e ja estou em contato com a escola Souza Lima em Sao Paulo pra ver a burocracia. Obrigado

  13. Gabriel piernes

    olá

    Sou Gabriel Piernes, acabei de fazer 11 anos e estudo piano desde os 6 anos. Tenho um diagnóstico de superdotação e altas habilidades em musica. Sempre fui bolsista nas escola que estou estudando. Eu quero estudar na Berklee, quero saber se existe alguma possibilidade com esse diagnóstico e se posso fazer algum curso lá.

    Tenho alguns vídeos no Youtube, toco com os pés e de costas, mas toco normal tb.

    Help me

    abs

    gabriel

  14. Thassio Nascimento

    Ola caro André , desde pequeno tenho a vontade de estudar musica no eua , e procurando algumas informaçoes sobre a Berklee encontrei o seu blog , que é uma grande ajuda para nós aqui do Brasil . Vejo que voce é um cara voluntarioso , vejo pela iniciativa do blog . Gostaria na medida do possivel , trocar algumas informaçoes com voce , meu email é [email protected] , desde ja aguardo o seu contato e te agradeço ! abraços

  15. railson gomes da silva

    Olá, amigo.. eu sempre soube bem e que queria para mim,agora tomei uma decisao de ingressar na berklee,mas nao sei como faço,preciso de todo tipo de orientaçao,pois nao sei de nada,preciso do passo a passo.
    Obrigado.

  16. meri

    Bom dia!! Estou indo morar em Boston, É minha filha de 18 anos que fazer esta faculdade de musica, vc tem noção do valor?? Grata

  17. Álvaro Dias de Sousa

    Sensacional, espero o quanto antes fazer parte excepcional instituição.

Leave a Reply

Copyright © 2018 Berklee College of Music