Snarky Puppy

Hoje venho falar sobre este evento que irá acontecer no dia 28 de setembro no Berklee Performance Center. Snarky Puppy sempre encontrou muito apoio, incentivo e um público caloroso para se apresentar na Berklee, lotando praticamente todos os shows que fizeram aqui até agora.

Tive o privilégio de assisti-los em São Paulo, no BMW Jazz Festival que aconteceu no dia 31 de maio. A banda dividiu o palco nesta noite com mais duas bandas: SpokFrevo Orchestra e Bobby McFerrin. A apresentação foi incrível como sempre, porém por ser a primeira vez que tocam no Brasil, a banda foi colocada para abrir o evento, consequentemente o som não estava totalmente adequado e ajustado nas primeiras músicas. A apresentação durou 1 hora e 10 minutos, deixando todo mundo com uma vontade de assistir mais umas 8 horas de show deles. Eles fizeram um encore com a música Lingus, na qual o tecladista Cory Henry sola durante 5 minutos, deixando todo mundo com o cérebro derretido.

Depois de 7 semanas pela América do Sul, a banda volta para a América do Norte com apresentações por diversas cidades dos EUA e Canadá.

Em setembro é a vez de Boston acolhe-los mais uma vez. Com o lançamento ao vivo do álbum de dois discos/DVD “Tell Your Friends”, Snarky Puppy passou de um segredo subterrâneo a um dos nomes mais respeitados internacionalmente na música instrumental. Sua reputação foi solidificada com o Grammy de Melhor Performance R&B. A banda chegou ao topo das paradas de jazz no iTunes com os álbuns “Family Dinner: Volume 1” (2013) e “We Like It Here” (2014).

Snarky Puppy combina um profundo conhecimento e respeito pela tradição musical com inovação conceitual de uma forma que chegue facilmente ao mais crítico ou ao mais leigo. Em seu livro de 2010 “The New Face of Jazz”, Cicily Janus chamou o grupo de “um dos mais inventivos em som e funk desde os anos de fusão de Maynard Ferguson.”

O grupo, agora com sede em Brooklyn, apresenta os vencedores do Grammy: Robert “Sput” Searight na bateria e Shaun Martin no teclado (Kirk Franklin, Erykah Badu). Liderado pelo premiado baixista/compositor Michael League, Snarky Puppy faz o uso do funk “cru” e dinâmica sensíveis, melodia lírica, harmonia exuberante e simplicidade com alma. E o mais importante: uma mistura delicada de composição e improvisação.

Abaixo seguem alguns vídeos da apresentação do Snarky Puppy em São Paulo. A música Lingus e Shofukan, que teve a participação de Bobby Mcferrin.

Vinicius Sa

Vinicius Sa

Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring. Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese language since January, 2014.
Vinicius Sa