Vinicius Sa
Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is
a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring.
Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese
language since January, 2014.
Uma das coisas que mais gosto sobre morar (e estudar) em Boston é o fato de ocorrer shows toda semana, dentro e fora do campus da Berklee. Lembro de que, quando morava no Brasil, demorava muito para uma banda específica vir tocar na nossa cidade, e quando vinha, era sempre uma fortuna para comprar os ingressos.

Claro que hoje em dia o Brasil está sendo incluído com mais frequência nas agendas das grandes bandas, acredito que estejam descobrindo aos poucos que o público brasileiro é um dos mais receptivos do mundo e os fãs são realmente apaixonados pela banda e pelas músicas. Mas, mesmo assim, sabemos que os Estados Unidos são, até hoje, o centro das grandes turnês. Felizmente, tive muitas oportunidades de ver de perto alguns dos artistas que mais gosto e mais me influenciaram musicalmente. Maioria destes shows aconteceram no Berklee Performance Center (BPC), que é a maior “casa de show” da Berklee.
No BPC se apresentam grandes nomes da música. E não há restrição de estilos. Artistas como Pat Metheny, Victor Wooten, Steven Wilson, Art Garfunkel, Guinga, Snarky Puppy, entre outros, se apresentaram no BPC neste tempo em que estive estudando aqui. Lá também ocorrem workshops e clínicas, como por exemplo o violonista Tommy Emmanuel, que liderou um masterclass em Julho, executando suas músicas instrumentais e abrindo um espaço para responder algumas perguntas que a plateia fizera. Em raros casos, ocorrem também recitais de alunos que estão prestes a se formar.

Berklee Performance Center

 

Há também os Caf Shows. A atual Caf é localizada no prédio 160 Massachusetts Avenue da Berklee, e é composta pelo refeitório e um palco onde os alunos podem se apresentar. Informações sobre “apply” e inscrições para apresentação na Caf podem ser encontradas no link http://www.berklee.edu/student-activities/apply-caf-show. Geralmente a entrada destes shows é grátis.

Caf show.

 

O último grande local no campus da Berklee é o The Red Room @ Cafe 939. Geralmente é onde ocorrem os “Senior Recitals”, ou seja, no último ano de estudos os alunos de performance se apresentam neste palco. Mas artistas renomados já passaram por aí também. Snarky Puppy se apresentou com Robert Glasper no Red Room, no final de 2012. É um ótimo local para assistir shows, a atmosfera é mais intimista e o lugar não é muito grande. Neste link, é possível ver a agenda de shows http://www.cafe939.com.
The Red Room @ Cafe 939

 

Fora do campus, há diversos bares e casas de show que abrigam um público de músicas mais específicas, como folk, jazz e rock. Locais como All Asia, Boston-Area Coffeehouse Organization, Burren, Cantab Lounge, Club Passim e Toad são grandes pontos de referência para a música folk.

Já para o Jazz, o lugar mais famoso onde ocorrem jazz entre alunos e professores da Berklee, entre outras apresentações, é o Beehive. Beehive é um restaurante que fica na Tremont Street, perto do Boston Commons, onde há música ao vivo.

E o local mais famoso para bandas de rock é o Middle East Corner. Bandas que estão no início de sua carreira geralmente se apresentam neste lugar.

Middle East Downstairs

 

Berklee Performance Center

Cafe 939

Caf Show

Vinicius Sa

Vinicius Sa

Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring. Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese language since January, 2014.
Vinicius Sa