Berklee Blogs

First-hand accounts of the Berklee experience

Berklee inicia parceria com a MassArt

O post dessa semana é dedicado a uma novidade no major de Film Scoring. O programa de Film Scoring da Berklee, o qual estou cursando, tem sido cada vez mais desafiador e produtivo. O ensino que nos foi dado, assim como a prática, culminaram neste projeto novo que foi inserido na nossa grade curricular: uma colaboração com um aluno de outra faculdade.

Voltarei um pouco ao contexto do curso para poder explicar mais claramente esta colaboração. Estou em meu último semestre cursando Film Scoring, ou seja trilha sonora para mídia áudio-visual, e naturalmente estou tendo a última aula da grade curricular deste major, o Senior Portfolio & Seminar (FS-487). Esta aula é dividida essencialmente em duas partes.

A primeira parte resume-se no “Seminar”, onde todos nos reunimos uma vez por semana para atender a diversas palestras. Nestas palestras, tópicos importantes são abordados (não necessariamente só para quem cursa Film Scoring, mas para qualquer aluno que se sinta perdido após acabar a faculdade), tais como: como escrever um currículo profissional, como procurar por empregos em sua área, como lidar com a parte de negócios e finanças, entre outros. Basicamente, orientações de como seguir daqui pra frente, uma vez que o curso acaba e o futuro se resume em nossas próprias ações e em correr atrás de nossas carreiras. Além de tudo, estas palestras são dadas por diferentes profissionais destes ramos, que fazem ou não fazem parte da Berklee.

A segunda parte é o “Directed Study”. Nesta parte da aula, cada aluno tem 30 minutos por semana para encontrar-se particularmente com o professor. Pode ser considerado um mini-estágio. É nesta etapa do curso que temos que fazer o nosso trabalho de compositor e onde nos dão trabalhos de trilha sonora para fazer, e em cada semana trazemos aos professores tudo aquilo que conseguimos produzir durante a semana, e durante a aula o professor analisa o nosso trabalho e nos treina/dão conselhos sobre todos os aspectos que englobam uma boa trilha sonora que realmente suporte o conteúdo visual da cena.

Desde sempre, o Directed Study se resumiu em dois projetos principais para o semestre: escrever a trilha para um curta-metragem e para a abertura de um filme. Porém neste semestre, o departamento de Film Scoring resolveu adicionar outro projeto, a colaboração com um aluno da MassArt. A MassArt é uma faculdade aqui de Boston mesmo, voltada a artes visuais. Não sei exatamente de qual das universidades foi a ideia da colaboração, mas para este semestre, em uma das aulas de Seminar, nos reunimos com a turma de alunos da MassArt que estão no curso de animação. Cada aluno deste curso tem que produzir, como parte de seu trabalho, um curta-metragem utilizando animação. E bom, desde o fim do cinema-mudo, TODOS os filmes produzidos no mundo necessitam de música. Neste mesmo dia, pudemos conhecê-los, e cada aluno da Berklee achou seu respectivo parceiro da MassArt para poder trabalhar neste curta-metragem.

Este novo projeto é uma grande oportunidade de conhecer um pouco do “mundo real”, ou seja, não ficar preso apenas aos trabalhos da própria faculdade. Cada um dos alunos da MassArt criou seus próprios filmes, ou seja, são os diretores. E para nós, alunos de Film Scoring aspirantes a trabalhar como compositores para filmes, é muito importante conhecer um diretor e aprender a trabalhar e colaborar com ele, assim como conversar e discutir sobre as suas ideias e como ele quer que a música “soe”, como faça parte do filme, e qual é o “papel” dela dentro do contexto da imagem.

Vinicius Sa

Vinicius Sa

Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring. Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese language since January, 2014.
Vinicius Sa

Previous

Berklee Indian Ensemble: Have you met Sanjeeta?

Next

이사벨라 가든너 미술관

1 Comment

  1. Leonardo Carvalhosa

    Boa Tarde Vinicius,

    Vou acompanhar a formatura de sua turma no dia 6 e gostaria de tirar algumas duvidas com vc. Estou filmando um documentario. Posso te passar todos os detalhes e me apresentar se vc puder me responder no email. abraço

Leave a Reply

Copyright © 2016 Berklee College of Music