O semestre da primavera já está quase acabando! Com apenas 3 semanas de aula restantes, já começam os preparativos para ambos concerto e cerimônia de formatura da turma de 2016. Faço parte desta turma, que com certeza enche-se de alegria, medo, ansiedade e todas as emoções que vem com a chegada do fim do curso. Mas ainda não acabou, a formatura deste ano conta com surpresas agradáveis, principalmente para nós brasileiros.

Como de costume, a Berklee será anfitriã dos eventos anuais de formatura: o concerto de formatura (6 de Maio), seguido pela cerimônia e entrega de diplomas (7 de Maio). E como de costume, artistas renomados foram convidados a serem homenageados e receber o certificado de doutorado entregue pela faculdade todo ano. Os artistas deste ano são Rita Moreno, Isley Brothers, Lucian Grainge e o nosso querido Milton Nascimento. Milton foi escolhido como o artista a ser homenageado pela banda de formatura, que contará com alguns dos formandos deste ano. Abaixo segue um pouco da história de cada um dos artistas.

Rita Moreno ganhou todos os quatro dos galardões mais prestigiados no show business: o Oscar, o Tony, dois Emmys e um Grammy. Seus créditos abrangem mais de seis décadas, começando com sua estréia na Broadway com apenas 13 anos de idade. Moreno já atuou em mais de 40 longas-metragens e inúmeros programas de televisão, além de ter se apresentado em inúmeros teatros regionais. Um dos principais trabalhos de sua carreira foi sua atuação no musical/drama “West Side Story”, de 1961.

Formada no início de 1950, os Isley Brothers têm desfrutado de uma das carreiras mais longas, mais influentes e diversificadas na história da música popular. O grupo foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1992 e permanecem influentes após seis décadas de carreira. Passeando pelos estilos Doo-Wop, Rock’n’roll, e R&B, os Isley Brothers são responsáveis pela segunda versão da música “Twist and Shout”, antes dos Beatles terem lançado-a. Outro grande hit de sua carreira foi a música “Shout”.

Lucian Grainge é presidente e CEO da Universal Music Group. Ao longo de sua carreira, Grainge trabalhou com artistas como ABBA, Elton John, Jay-Z, Katy Perry, Queen, Rihanna, Rolling Stones, Sam Smith, U2 e Amy Winehouse, entre outros. Pioneiro em novas abordagens para a assinatura e desenvolvimento de artistas e compositores, Lucian Grange sempre defendeu o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores e parcerias pelo mundo todo.

E por fim, é com grande honra e felicidade saber que o artista homenageado na formatura da Berklee, uma faculdade americana, será um artista brasileiro. Milton Nascimento, um dos cantores e compositores mais importantes e influentes do Brasil, tem sido um artista internacional há mais de 40 anos. Misturando os estilos bossa nova, folk, música africana, clássica, jazz e influências de rock, Nascimento é conhecido pelo seu falsete etéreo e e alcance vocal e por suas canções de sucesso, incluindo “Maria, Maria”, “Canção da América”, “Bailes da Vida”, e talvez sua marca registrada, a canção “Travessia”. Não podemos negar o imenso impacto que Milton causou na história da música popular brasileira.

A banda de formatura terá a díficil tarefa de escolher, dentro da vasta carreira do Milton, algumas das músicas que melhor representam a história de sua música, e terá a honra de tocá-las para o próprio Milton Nascimento, que estará lá assistindo o concerto pessoalmente. O concerto de formatura será na sexta-feira, 6 de maio, às  19h30 no Agannis Arena, em Boston, e será transmitido online também.

Vinicius Sa

Vinicius Sa

Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring. Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese language since January, 2014.
Vinicius Sa