Vinicius Sa
Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is
a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring.

 

Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese

language since January, 2014.


 

Hoje decidi falar sobre uma das aulas que mais gostei no meu semestre passado estudando na Berklee. Foi uma das aulas que realmente resumiram a essência de trilha sonora para cinema, e como ela funciona dentro do universo áudio-visual. É a aula de Dramatic Scoring, que foi ministrada pelo professor Timothy Huling.

Por enquanto somente tive Dramatic Scoring 1, sendo no total 3 aulas desta matéria em semestres diferentes. O objetivo principal desta aula é analisar os fatores musicais (harmonia, melodia e ritmo) dentro da música de cinema, e como estes podem ser manipulados dentro de situações dramáticas, enfatizando certas emoções.

Durante o semestre, Huling nos apresentou diversos exemplos de trechos de filmes para poder explicar cada tópico da matéria. Em maioria dos casos, ele nos mostrava o arquivo “cru”, ou seja, um trecho de certo filme sem música ou efeitos sonoros, contendo apenas o diálogo original da câmera (sem tratamento de som algum). E em seguida, ele mostrava a mesma cena com a trilha sonora e pós-produzido.

Achei a interessante a maneira em como ele separava os tópicos e trabalhos que passava. O nosso primeiro trabalho foi apenas escolher um tema romântico já existente de algum filme de nossa escolha, e analisá-lo nos aspectos de utilização de harmonia, instrumentação, manipulação de tempo e ritmo, entre outros. Eu havia escolhido o “love theme” do filme Somewhere In Time, que é também o tema de romance dos personagens. Sendo uma obra de alto teor melancólico, a música tem que dar apoio e reforçar a ideia de “amor inalcançável”, que é tratado no filme.

Passamos algumas semanas neste mesmo assunto, sendo o próximo trabalho nossa oportunidade de compor um pequeno tema romântico. A partir de então, começamos a estudar técnicas de manipulação de melodia, que os grandes compositores de filme utilizam, tais como: sequência, repetição, transposição para um novo centro tonal, diminuição ou expansão de uma pequena idéia melódica, entre outros.

Outra técnica abordada foi o uso de “ostinatos”. Ostinato é uma pequena frase musical ou motivo, que se repete durante a música. Este geralmente continua sempre na mesma voz, e é repetitivo como um “mantra”, criando uma nova textura para a música. Pode ser apenas um padrão rítmico, utilizando notas (pitches) ou não. Geralmente, ele é utilizado em instrumentos de registro grave, como um contrabaixo ou cello, e se manipulado em um tempo moderamente rápido, pode ser usado como trilha de uma cena de perseguição. Um exemplo clássico é o filme “Jaws”, dirigido por Steven Spielberg e trilha sonora de John Williams. O ostinato de apenas duas notas consecutivas é tocado pelo contrabaixo e pelo cello, e se repete criando tensão. Conforme o tubarão se aproxima das pessoas, o tempo se acelera, aumentando mais , no minuto 1:38.

Estudamos muitos outros exemplos e trechos de filme que utilizam a técnica de Ostinato. Em um dos trabalhos, Tim nos deu um ostinato como exemplo, com duração de um compasso, e tivemos que compor uma trilha em cima deste, com diversas seções dentro desta trilha. A ideia era contrastar cada seção com diferentes instrumentações, diferentes ideias melódicas, harmonia ou apenas ir adicionando “camadas” de instrumentos gradativamente, com o intuito de ir crescendo a dinâmica aos poucos. Também compomos nossos próprios ostinatos. No trabalho seguinte, nos foi dado cenas do filme “Italian Job” contendo apenas os diálogos e efeitos sonoros, então tinhamos que escrever a música para a cena de perseguição de carro utilizando os nossos ostinatos e ir manipulando o mesmo de acordo com os acontecimentos visuais em questão.

O trabalho final consistia de três cenas de três filmes que poderiamos escolher: “Os Incríveis”, “Batman: O Cavaleiro Das Trevas” e “Planeta dos Macacos: A Origem”. Todas as cenas continham apenas diálogos e alguns dos efeitos sonoros e duração média de 1 minuto e meio. Tinhamos que escrever a nossa própria trilha para uma das cenas, de preferência sem ouvir as trilhas originais dos filmes. Um dos requerimentos também era o uso de pelo menos um ostinato. Eu escolhi o filme “Os Incríveis” e a cena que me foi dada consistia de vilões em naves perseguindo o personagem Dash em uma floresta. Para esta cena, eu fiz uso excessivo de ostinatos em um tempo consideravelmente rápido, afim de intensificar a perseguição e a tensão que é criada pelo medo do personagem ser pego.

Vinicius Sa

Vinicius Sa

Vinícius Cavalieri de Sá Coutinho, born in São Paulo on March 8, 1992, is a Brazilian guitarist and composer who is majoring in Film Scoring. Vinicius works as the Online International Ambassador for Portuguese language since January, 2014.
Vinicius Sa